Este espaço é destinado a todas as pessoas interessadas em divulgar trocar experiências sobre educação, psicopedagogia e inclusão, para que juntos possamos romper as barreiras da exclusão e desigualdade humana. Sabendo que somos iguais com toda nossa diversidade.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
















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Profissionais dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos. Rosa:Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá com especialização em Educação Especial e Inclusão Socio Educacionalpela Faculdade Santa Fé (MA) Rejane: Professora,Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá(AP). Psicopedagoga clinica e Institucional-faculdade Santa Fé (MA)Especialização na educação de alunos com deficiência visual IBC (RJ) em Educação Especial e Inclusão social faculdade Santa Fé (MA). Estamos a disposição para consultoria,palestras, cursos e oficinas com foco em Educação Especial.

terça-feira, 20 de abril de 2010

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÃO ( 1)

“Eu quero ganhar,mas se não posso, quero ser

valente ao tentar.”

(Adofo Nilo)



Seleção de exercícios pedagógicos que serão aplicados durante o processo de intervenção, de maneira que, possam suprir as dificuldades apresentadas


Considera-se que as intervenções pedagógicas desde que direcionadas e acompanhadas pelo interventor possibilite a pessoa com deficiência ou dificuldade de aprendizagem modificar suas condições internas e os resultados da aprendizagem. Se forem desenvolvidos processos de diagnósticos e programas de estimulação e intervenção adequados, pode-se atuar no processamento da informação e possibilitar modificações nos resultados da aprendizagem (JARDIM, 2001, p. 136).

Portanto o papel do interventor é importante e necessário não como um mero expectador, mas, oferecendo situações de estimulação à aprendizagem infantil, assim, foram selecionados alguns exercícios de intervenção com objetivo de ampliar a visão de mundo da criança.

LATERALIDADE INDEFINIDA (EXERCÍCIOS)

· Correr, pular e salta obstáculo.

· Abotoar camisas

· Andar sobre a corda

· Enfiar cadarço;

· Alinhavo;

· Traçar letras e números no ar;

· Levar a mão direita ao ouvido esquerdo;

· Parar em um só pé;

· Seguir com palmadas o ritmo de uma música.

DIFICULDADE DE ORIENTAÇÃO ESPAÇO E TEMPO (EXERCICÍOS)

_ Andar sobre a corda batendo palmas para um lado e depois para o outro;

_ Traçar figuras seguindo pontos e linhas;

_ Fazer reconhecimento do espaço escolar e construir mapas;

_ Caminhar para frente de olhos cerrados;

_ Atirar a bola para um determinado lugar;

_ Colorir figuras geométricas;

_ Medir com fita métrica o espaço da sala de aula;

_ Traçar o caminho que percorre de sua casa até a escola;

_ Assinalar figuras em diferentes posições no espaço.

DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO EM SEQUÊNCIA LÓGICA (EXERCICÍCOS

a) Desenhar figuras que faltam;

b) Ordenar parte de um todo;

c) Associar elementos a uma família ou grupo;

d) Associar objetos ao uso;

e) Trabalhar quebra cabeça;

f) Resolver problemas práticos;

g) Construir historia partindo de uma figura.

DIFICULDADE DE RETER INFORMAÇÕES NA MEMÓRIA

· Lembrar de historias e acontecimentos do seu dia a dia;

· Lembrar das atividades que realizou no dia anterior;

· Ampliar frases;

· Encontrar diferenças e semelhanças;

· Elaborar regras e conceitos;

· Jogos de memórias

DIFICULDADE NA MATEMÁTICA

· Exercícios de exploração de propriedades e atributos dos objetos;

· Material dourado;

· Blocos lógicos;

· Ábaco;

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A PERCEPÇÃO VISUAL

MOBILIDADE OCULAR

Para ler, é importante que o leitor tenha desenvolvido a capacidade de mover os olhos de maneira coordenada, que seja capaz de seguir o objeto que se desloca com os dois olhos coordenadamente, com movimentos binoculares.

EXERCÍCIOS

Coloca-se uma pequena bola pendurada numa corda, a uns 30cm do rosto da criança. Suavemente, começa a mover a bola em um circulo, e peça à criança que siga o movimento da bola com o olhar apenas, sem mover a cabeça.

A criança deve estar parada com os pés juntos, mantendo a cabeça reta olhando para frente. Peça a ela que siga um objeto da esquerda até que chegue a linha de visão da criança e que o nomeie. Continuar movendo o objeto até que se perda ao extremo direito. Fazer o mesmo de cima para baixo e finalmente nos quatros diagonais principais. Se assegurar de utilizar objetos que a criança possa nomear.

Fazer círculos na lousa, espirais, e pedir a criança que siga os movimentos do giz com o olhar.

Pode-se fazer o mesmo exercício utilizando uma lanterna e pedir a criança que siga os movimentos iluminados por ela. Pedir a criança que coloque dois dedos indicadores frente a seus olhos
separados por uma distancia de 30 cm, e lhe pedir que olhe para um dedo e para
o outro, alternadamente, sem mover a cabeça.
6. Quicar uma bola de borracha e lhe pedir que siga os movimentos da bola com os olhos.

DIREÇÂO

Ao ler, a pessoa realiza movimentos dos olhos da esquerda para a direita.
Quando a palavra que esta lendo é incompreendida, o olho volta a lê-la em busca
de informação. O olho reconhece e retém as palavras lidas como uma totalidade.
A “direcionalidade” é uma destreza importante já que se não está boa a leitura e
a escrita.

EXERCÍCIOS

Leitura de imagens: um quadro, com linhas horizontais, em três níveis, superior, médio e nferior. Peça a uma das crianças que leia os nomes dos objetos das laminas da esquerda pra direita. A princípio, o professor indica cada objeto, um por um. Pode-se fazer o mesmo utilizando outras coisas. A idéia é que siga o movimento da esquerda para a direita.

Leitura de cores: mostre a criança uma cartolina, onde estão quadrados de cores, colocados em uma linha horizontal. Peça à criança que vá nomeando as cores tocando com o dedo, e peça que o faça da esquerda para a direta. O mesmo exercício, porém deslizando o indicador ao longo das linhas de cores que estão em seguida enquanto se pronuncia a cor. O mesmo mas com as linhas de cores mais curtas. A criança desliza seu dedo indicador enquanto vai pronunciando cada uma. Pode-se utilizar no lugar de faixas de cores, formas geométricas ou desenhos simples . Ditado de desenhos: o professor nomeia uma série de frutas ou outros objetos simples e pede à criança que vá desenhando-os da esquerda para a direita. A princípio pode nomear cada coisa separadamente, logo, o ditado pode ser; duas maçãs, uma pêra, três bananas, etc. O ditado deve ser com objetos ou figuras fáceis, conhecidas pela criança.

Linhas horizontais: colocar uns pontos verticais de um lado e do outro lado da folha, a mais ou menos 8 cm horizontalmente um do outro, e ao lado de cada ponto um mesmo símbolo. Traçar uma linha que vá de um ponto a outro, em sentido horizontal, sem deter-se. Assim: O exemplo deveria ser unindo os dois primeiros pontos, não os segundos.

Linhas verticais: pedir a criança que faça linhas de cima para baixo, de 1 a 1, de 2 a 2 etc.

Formas repetitivas: estes exercícios servem para desenvolver mais alem da direção, ritmo, configuração, forma e regularidade dos traços. Estão
desenvolvidos os movimentos motores finos dentro da psicomotricidade.

Desenhos simultâneos: enquanto que com uma mão faça círculos no sentido horário, com a outra simultaneamente faça círculos no sentido anti- horário.

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR AS DIMENSÕES COGNITIVAS

POSIÇÕES DO CORPO

Existem quatro posições fundamentais com as quais se trabalha. Estas são, de pé, sentado, em cócoras e deitado. Em cada uma das posições se realizam diferentes exercícios que vão permitir que a criança vá tomando consciência de cada uma delas.

EXERCÍCIOS

Fazer equilíbrio sobre as pontas dos pés: deve-se ir levantando os calcanhares pouco a pouco.
Equilíbrio sobre um pé: levantar um pé e logo colocar o peito do pé sobre a outra perna em ângulo reto.
Equilíbrio sobre um pé e estender a outra perna para frente, para um lado e para trás.
Equilíbrio mantendo os pés um em frente ao outro, ou seja, o calcanhar do pé direito encontra-se com a ponta do pé esquerdo. Posteriormente se pode pedir que flexione ligeiramente os joelhos e que tente manter-se nessa posição por alguns momentos.
Trabalhar o equilíbrio introduzindo mudanças na postura normal do corpo:
- Flexionar o tronco para frente com os braços estendidos também para frente, e um perna estendida para trás. Posteriormente, uma vez que conseguiu controlar esta posição, localizar diferentes objetos em semicírculo ao redor da criança e pedir que os alcance.
Pedir a criança que se localize na posição contraria a anterior, ou seja, com o tronco e os braços estendidos para trás e uma perna levantada para frente.
- Pedir a criança que flexione o corpo para um lado com o braço desse lado estendido e a perna contraria estendida para o outro lado.
Equilíbrio na posição: de joelhos:
- Pede-se a criança que se ponha de joelhos e ponha suas mãos sobre seus
ombros, depois sobre seu quadril, etc.
- Pede-se a criança que se ajoelhe e que mova seus braços em diferentes
direções. Depois pode colocar um peso leve sobre a cabeça, com uma almofada.
- Pede-se que caminhe ajoelhada sobre o chão, pondo os braços em diferentes
posições.
- Pede-se que tente realizar a dança russa, ou seja, estirar alternadamente a
perna direita e a esquerda.

Podemos usar esse exercício como intervenção psicopedagogica e ou no Atendimento Educacional Especialidade (AEE).

Na pasta atividades pedagógicas que ainda estamos preparando t você poderá encontrar algumas sugestões de atividades prontas relacionados a esses aspectos supra citados.

Bejkjs Rejane Santos

Referencias : Grupo cultural / Marilourdes Mussalém: Intervensão e Diagnostico

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