Este espaço é destinado a todas as pessoas interessadas em divulgar trocar experiências sobre educação, psicopedagogia e inclusão, para que juntos possamos romper as barreiras da exclusão e desigualdade humana. Sabendo que somos iguais com toda nossa diversidade.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
















Sobre nós!!

Minha foto
Profissionais dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos. Rosa:Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá com especialização em Educação Especial e Inclusão Socio Educacionalpela Faculdade Santa Fé (MA) Rejane: Professora,Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá(AP). Psicopedagoga clinica e Institucional-faculdade Santa Fé (MA)Especialização na educação de alunos com deficiência visual IBC (RJ) em Educação Especial e Inclusão social faculdade Santa Fé (MA). Estamos a disposição para consultoria,palestras, cursos e oficinas com foco em Educação Especial.

Atividades relacionadas a Deficiência Visual (DV)

ALFABETO BRAILLE



Abaixo estão relacionadas  as letras do alfabeto, acentuação, com os pontos correspondentes em Braille: O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de “Braille” é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial (123 456).Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental.
O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela braille ou célula Braille e, quando vazio, é também considerado por alguns especialistas como um sinal, passando assim o Sistema a ser composto com 64 sinais.

Para facilmente se identificarem e se estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda, , têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, , cabem os números 4, 5, 6.

Letras do Alfabeto Pontos Braille

a 1
b 1- 2
c 1 – 4
d 1 – 4 – 5
e 1 – 5
f 1 – 2 – 4
g 1 – 2 – 4 – 5
h 1 – 2 – 5
i 2 – 4
j 2 – 4 –5
k 1 – 3
l 1 – 2 – 3
m 1 – 3 – 4
n 1 – 3 – 4 – 5
o 1 – 3 – 5
p 1 – 2 – 3 – 4
q 1- 2- 3- 4- 5
r 1 – 2 – 3 – 5
s 2 – 3 – 4
t 2 – 3 – 4 – 5
u 1 – 3 – 6
v 1 – 2 – 3 – 6
x 1 – 3 – 4 – 6
y 1– 3- 4 -5 – 6
w 2 – 4 – 5 – 6
z 1 – 3 – 5 – 6
ç 1 – 2- 3– 4 – 6




Vogais acentuadas: Pontos Braille

á 1 – 2 – 3 – 5 – 6
é 1-2-3-4-5-6
í 3 – 4
ó 3 – 4 – 6
ú 2 – 3 – 4 – 5 – 6
â 1 – 6
ê 1 – 2 – 6
ô 1 – 4 – 5 –6
ã 3 – 4 – 5
õ 2 – 4 – 6
à 1 – 2 – 4 – 6
ü 1 – 2 – 5 – 6




Pontuação Pontos Braille

Vírgula ( , ) 2
Ponto e vírgula ( ; ) 2 – 3
Dois Pontos ( : ) 2 – 5
Ponto Final ( . ) 1
Ponto de interrogação ( ? ) 2 – 6
Ponto de exclamação ( ! ) 2 – 3 – 5
Abrir Parênteses ( 1 – 2 - 6 - 3
Fechar Parênteses ) 6 – 3 - 4 - 5
Abre aspas ( “ ) 2 – 3 – 6
Fecha aspas ( ” ) 2 – 3 – 6
Reticências ( ...) (3) (3) (3)
Hífen ( - ) 3 – 6
Travessão ( __ ) (3 – 6 ) ( 3 – 6
Apóstrofo ( ) 3
Asterisco 3 – 5
Sinal de grifo 4 – 5 – 6
Sinal de maiúscula 4 – 6


Obs: Para se representar as letras maiúsculas em Braille, deve-se usar antes das mesmas o sinal de maiúscula ( 4 – 6 ).

Sinais Matemáticos Pontos Braille

Sinal de número 3 – 4 –5 –6
Adição 2 – 3 – 5
Subtração 3 – 6
Multiplicação 2 – 3 – 6 ou 3
Divisão 2 – 5 – 6
Sinal de igual 2 – 3 – 5 – 6
Separação de classes 3
Vírgula decimal 2
Unidade monetária – Real (4 – 6 ) (1 – 2 – 3 – 5 ) ( 5 – 6 )
Porcentagem (4 – 5 – 6 ) (3 – 5 – 6 )



Observação: Ex: Porcentagem – 25% (3-4-5-6) (1-2) (1-5) (4-5-6) (3-5-6)


OBSERVAÇÕES NA ESCRITA DO SISTEMA BRAILLE:
1- Usa-se o sinal de maiúscula – (4 – 6 ) – quando só a primeira letra da palavra for maiúscula. Ex. Cascavel
2- Usa-se o sinal de maiúscula – ( 4 – 6 ) – duas vezes quando todas as letras da palavra forem maiúsculas. Ex. BRASIL

3- Uma frase que contenha até quatro palavras, todas em maiúscula, usa-se o sinal (4 – 6 ), duas vezes antes de cada palavra. Ex. (4 – 6 ) (4 – 6 ) PROFESSORES (4 – 6 ) ( 4 – 6 ) EXIGEM (4 – 6 ) (4 – 6) REPOSIÇÃO (4 – 6 ) (4 – 6 ) SALARIAL.

4- Frases com cinco ou mais palavras, todas em maiúscula, usa-se os pontos (2 – 5 ) (4 – 6 ) (4 – 6 ), no início da frase e o sinal de maiúscula (4 – 6) por duas vezes antes da última palavra. Ex. (2 – 5 ) ( 4 – 6 ) (4 –

5- 6 ) A UNIVERSIDADE ESTÁ OFERECENDO CURSOS ADICIONAIS NA MODALIDADE DA DEFICIÊNCIA (4 – 6 ) (4 – 6 ) VISUAL.

6- Sinal de grifo (até quatro palavras grifadas): escreve-se o sinal de grifo antecedendo cada uma delas. Ex. O sorriso é o idioma do amor (4 – 5 – 6 ) universal.

7- Num grupo com mais de cinco palavras grifadas, procede-se assim: escreve-se os pontos (2 – 5 ) seguidos do sinal de grifo (4 – 5 – 6 ) antes da primeira palavra grifada e novamente o sinal de grifo antes da última palavra. Ex. Não é por termos vivido um certo número de anos, que envelhecemos... (2 – – 5 – 6 ) envelhecemos porque abandonamos o nosso ( 4 – 5 – 6 ) ideal.






Alafabeto Braille ilustrado
obs: pode ser ampliado no zoom do computador













Atividade de estimulação visual


MATERIAL:
1. Sala de aula / Sala de atendimento / ambiente iluminado
2. Luzes (natural e artificial)
3. Recursos em branco e preto e/ou contrastantes

OBJETIVO:
- Com a realização desta atividade a criança será capaz de perceber, tomar consciência e buscar a fonte luminosa e/ou contraste.

ATIVIDADE 1 – COM LUZ SOLAR OU LUZ AMBIENTE
Utilizam-se contrastes entre obscuridade e claridade:
a) Fechar e abrir a janela, fazendo com que a criança perceba que a luz do sol lhe chega até os olhos;
b) Com ajuda do espelho, fazer com que a luz solar se reflita no rosto da criança;

ATIVIDADE 2 – COM LUZ ARTIFICIAL DA LANTERNA
a) Fazer jogos de luzes, focando o rosto da criança com movimentos horizontais e verticais (lentamente, partindo sempre do centro para fora), motivando a busca, ou no nível ocular ou manipulativo (se sua motricidade o permite).
b) Para motivá-la a permanecer olhando para a luz da lanterna, você poderá acrescentar focos intermitentes (apagando e acendendo a lanterna com pequenos intervalos) utilizando filtros (pode ser papel acetato ou celofane colorido) ou lâmpadas coloridas.
c) Utilizar a luz natural ou artificial através de objetos brilhantes: colocar os objetos brilhantes na entrada da luz solar, girando-os para que possam refletir mais a luz e favorecer uma melhor visualização para a criança.

ATIVIDADE 3 - OBJETOS DE CORES INTENSAS E CONTRASTANTES
a) Apresentar os objetos aproximando-os dos olhos da criança, estimulando-a a pegar e manuseá-lo, para que, posteriormente, a criança seja capaz de captar a presença de um objeto, reconhecê-lo e/ou identificá-lo (mesmo que parcialmente).

Observação:
1. A tonalidade cromática do objeto deverá contrastar com o fundo ambiental ou se o objeto tiver mais de uma cor, sua combinação precisa ser diferenciada.
2. Manter repetidos contatos visuais com os estímulos apresentados, tanto em forma estática como em movimento, respeitando o campo visual da criança e a distância a qual possa perceber o objeto.
3. Nos casos onde exista maior visão em um olho, apresentaremos os estímulos no campo visual dominante.
4. Realizar seguimento do objeto em movimento horizontal, vertical, diagonal e circular (sempre iniciando com pequenas pausas na parte central).
5. Localizar o objeto, assinalar ou indicar de onde está ou pegá-lo é fundamental para organização cognitiva da criança.
6. Discriminar entre dois ou mais objetos facilita associar, pode optar e fazer demandas, naquelas crianças com graves dificuldades na expressão verbal.