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terça-feira, 27 de julho de 2010

Evolução da EaD



CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU
ALUNO: REJANE PEREIRA DOS SANTOS / TURMA: 27/ TUTOR: ANA CÉLIA OLIVEIRA / DATA: 07/07/2010


EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

A educação a distância vem evoluindo com o crescimento arrebatado da Internet, da comunicação e do reconhecimento do potencial da rede em atuar na globalização. Esta modalidade de ensino tem uma longa história. Sua origem está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX (chegando atualmente a utilizar várias mídias, desde o material impresso a simuladores online. Hoje mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a educação a distância em todos os níveis de ensino, em programas formais e não¬ formais, atendendo a milhões de estudantes.

No Brasil a Educação a Distância foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Dezembro de 1996), em Fevereiro de 1998. No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio¬Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso. As experiências brasileiras, governamentais e privadas foram muitas e representaram, nas últimas décadas, a mobilização de grandes contingentes de recursos.
Sendo um meio de incalculável importância para alagar, favorecer grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços.Segundo Walter Perry e Greville Rumble (1987, 1¬2) :

A característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal, correspondência eletrônica, telefone ou telex, rádio, "modem", vídeo¬disco controlado por computador, televisão apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc. Afirmam, também, que há muitas denominações utilizadas correntemente para descrever a educação a distância, como: estudo aberto, educação não -tradicional, estudo externo, extensão.

O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.
Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso. Nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no Brasil é o Instituto Monitor, que, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de Radio técnico. Em seguida, temos o Instituto Universal Brasileiro atuando há mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no país…
• Segunda geração: Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil;
Terceira geração que é a qual nus encontramos favorece ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância nesta geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

Em suma, segundo pesquisas, ensino a distância está em uso desde 1923 –Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro Neste longo percurso, sofreu várias discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos, sendo considerado, durante muito tempo, como ensino de segunda categoria destinado às classes menos favorecidas economicamente Hoje em dia, não resta mais dúvidas sobre sua importância e relevância, percebemos que a educação a distancia teve uma grande evolução pois através dela abre-se leques de possibilidades e oportunidades pára novas aprendizados, imaginemos pessoas que em suas cidades não em acesso a determinados cursos e conseguem através do EaD .Com isso alem do papel educacional ela tem desempenhado um papel social de grande seriedade.


Referencia bibliográficas:
Breve histórico da educação a distância no brasil
pt.wikipedia.org/wiki/Educação_a_distância
www.proged.ufba.br/ead/EAD

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