A
INCLUSÂO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NO CONTEXTO ESCOLAR.
Autora: Maria Rosa da Luz Lopes da Conceição
Co-autora:
Rejane Pereira dos Santos
Eixo temático: Práticas de inclusão escolar
Categoria
do trabalho: Pôster
RESUMO
O acesso e permanência
das crianças com paralisia cerebral nas escolas regulares de ensino é cada vez
mais comum, porém a qualidade dessa inserção que muitos momentos não oferecem
oportunidade de condições no processo de ensino aprendizagem, ficando esse
alunado as margens da escola e do convívio social. O objetivo deste trabalho é
analisar o processo de inclusão das crianças com paralisia cerebral no contexto
escolar, através da definição dessa deficiência no intuito de colaborar nas
oportunidades do ensino e aprendizagem e socialização, identificando e
verificando as barreiras e as influencias das interações com o meio. O
referencial teórico para embasamento deste trabalho a proposta de educação
inclusiva na tentativa de melhorar a participação desses alunos. Na metodologia
utilizou-se pesquisa bibliográfica. Os aspectos pesquisados referem-se às
questões diretamente ligadas ao processo inclusivo da criança com paralisia
cerebral. A pesquisa atende aspectos qualitativos, enfatizando a dialeticidade
na teoria e metodologia. Conclui-se com esta pesquisa que o sistema de ensino
necessita cria estratégias e ações que garantam uma inclusão em sua plenitude,
construir novos caminhos em cima de valores e conceitos ultrapassados.
Palavra-chave: paralisia cerebral, inclusão, escola.
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