Este espaço é destinado a todas as pessoas interessadas em divulgar trocar experiências sobre educação, psicopedagogia e inclusão, para que juntos possamos romper as barreiras da exclusão e desigualdade humana. Sabendo que somos iguais com toda nossa diversidade.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
















Sobre nós!!

Minha foto
Profissionais dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos. Rosa:Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá com especialização em Educação Especial e Inclusão Socio Educacionalpela Faculdade Santa Fé (MA) Rejane: Professora,Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá(AP). Psicopedagoga clinica e Institucional-faculdade Santa Fé (MA)Especialização na educação de alunos com deficiência visual IBC (RJ) em Educação Especial e Inclusão social faculdade Santa Fé (MA). Estamos a disposição para consultoria,palestras, cursos e oficinas com foco em Educação Especial.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

RESUMO DO ARTIGO PARA O CONGRESSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esse e o resumo do nosso artigo para o congresso de educação especial que iremos apresentar em novembro em São Paulo, espero que que colabore com muitas pessoas com ou sem deficiência, logo após o término do congresso iremos postá-lo na íntegra.



A INCLUSÂO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autora: Maria Rosa da Luz Lopes da Conceição
Co-autora: Rejane Pereira dos Santos


Eixo temático: Práticas de inclusão escolar
                                            Categoria do trabalho: Pôster



RESUMO
O acesso e permanência das crianças com paralisia cerebral nas escolas regulares de ensino é cada vez mais comum, porém a qualidade dessa inserção que muitos momentos não oferecem oportunidade de condições no processo de ensino aprendizagem, ficando esse alunado as margens da escola e do convívio social. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão das crianças com paralisia cerebral no contexto escolar, através da definição dessa deficiência no intuito de colaborar nas oportunidades do ensino e aprendizagem e socialização, identificando e verificando as barreiras e as influencias das interações com o meio. O referencial teórico para embasamento deste trabalho a proposta de educação inclusiva na tentativa de melhorar a participação desses alunos. Na metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica. Os aspectos pesquisados referem-se às questões diretamente ligadas ao processo inclusivo da criança com paralisia cerebral. A pesquisa atende aspectos qualitativos, enfatizando a dialeticidade na teoria e metodologia. Conclui-se com esta pesquisa que o sistema de ensino necessita cria estratégias e ações que garantam uma inclusão em sua plenitude, construir novos caminhos em cima de valores e conceitos ultrapassados.


Palavra-chave: paralisia cerebral, inclusão, escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário