Este espaço é destinado a todas as pessoas interessadas em divulgar trocar experiências sobre educação, psicopedagogia e inclusão, para que juntos possamos romper as barreiras da exclusão e desigualdade humana. Sabendo que somos iguais com toda nossa diversidade.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
















Sobre nós!!

Minha foto
Profissionais dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos. Rosa:Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá com especialização em Educação Especial e Inclusão Socio Educacionalpela Faculdade Santa Fé (MA) Rejane: Professora,Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá(AP). Psicopedagoga clinica e Institucional-faculdade Santa Fé (MA)Especialização na educação de alunos com deficiência visual IBC (RJ) em Educação Especial e Inclusão social faculdade Santa Fé (MA). Estamos a disposição para consultoria,palestras, cursos e oficinas com foco em Educação Especial.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mãe


Escolha Divina


A maioria das mulheres torna-se mãe por acidente, algumas por escolha, poucas por pressões sociais e alguns casais por hábito.
Este ano dezenas de mulheres serão mãe de criança com deficiência. Você já pensou quem serão as escolhidas a da a luz a uma criança com deficiência?
Posso vislumbrar deus pairando sobre a terra, selecionando seu instrumento para a propagação, com muito cuidado e deliberação. Como ele observa... Finalmente Deus passou um nome para o anjo e sorriu:
- Dê a ela uma criança com deficiência
O anjo, curioso, perguntou a Deus:
- Por que esta meu Deus?Ela é tão feliz!
- Exatamente, respondeu deus sorrindo. E continuou; poderia eu dar uma criança com deficiência a uma mãe que não sabe sorrir?Isso seria cruel!
- Mais terá ela paciência? Perguntou o anjo.
E deus explicou:
- Eu não quero que ela seja tão paciente, pois ser for, irá cair num mar de auto-piedade e desespero. Uma vez passado o choque (luto), os ressentimentos ela aceitará. Eu a vi hoje. Ela tem um sentimento de segurança e independência tão raros e tão necessários para uma mãe. Veja a criança que vou da a ela falta-lhe uma coisa muito importante, mais nada que não possa ser superando com amor e dedicação.
- Mais Deus sinto que ela perderá a fé no senhor!
Deus sorriu e respondeu:
-Não importa. Eu tomarei providências, a fé dela voltará. Esta é a mãe perfeita. É egoísta o suficiente.
O anjo murmurou:
-Egoísta? Isso é uma virtude?
Deus acenou afirmativamente e disse ao anjo:
- Se ela não for capaz de se separar ocasionalmente de seu filho, ela não sobreviverá. Sim aqui está a mulher que abençoei com uma criança cega, quando essa mãe descrever uma árvore ou um por do sol para sua criança cega verá isto como poucas pessoas poderão ver minhas criações. Permitirei a essa mãe ver claramente as coisas que eu vejo... Ignorância, crueldade, descriminação, preconceito... E permitirei a ela elevar-se acima de tudo isso. Ela nunca estará cozinha. Eu estarei ao seu lado em todos os momentos, por que ela estará fazendo o meu trabalho.
Sobre seu protetor perguntou o anjo.
E sua caneta permaneceu no ar, esperando a resposta.
Deus sorriu e disse;
-Um espelho será o suficiente.
Mãe, Entre muitos anjos, Deus escolheu você uma pessoa muito especial, e Ele estará sempre ao seu lado.
De Erma bomoeck – jonal serch, do centro regional sudeste, Talladega, Alabama,ESA Tradução; niceTonhozi de saraiva loureiro – ( Primeira educadora surdocega no brasi). Adaptados pelas professoras: Rejane Santos e Rosa Lopes

Um comentário:

  1. Muito interessante o trabalho de vcs ....
    gostaria que vcs me enviasse um modelo de ficha individual do aluno ou de diario do aee.
    obrigada .
    adria

    ResponderExcluir