Este espaço é destinado a todas as pessoas interessadas em divulgar trocar experiências sobre educação, psicopedagogia e inclusão, para que juntos possamos romper as barreiras da exclusão e desigualdade humana. Sabendo que somos iguais com toda nossa diversidade.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
















Sobre nós!!

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Profissionais dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos. Rosa:Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá com especialização em Educação Especial e Inclusão Socio Educacionalpela Faculdade Santa Fé (MA) Rejane: Professora,Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá(AP). Psicopedagoga clinica e Institucional-faculdade Santa Fé (MA)Especialização na educação de alunos com deficiência visual IBC (RJ) em Educação Especial e Inclusão social faculdade Santa Fé (MA). Estamos a disposição para consultoria,palestras, cursos e oficinas com foco em Educação Especial.

Psicopedagogia

Testes psicopedagógico

PAR EDUCATIVO

Sistematizado por Malvina Oris e Pichona Ocampo
  É importante na avaliação psicopedagógica. Nessa situação, solicitamos que a criança desenhe uma pessoa que aprende e uma que ensina, sugere-se que ela formule uma história envolvendo esses dois personagens; pode ser oral ou por escrito.
É possível interpretar relações ensinante-aprendente, o papel vivido na escola, em turma, as rejeições às situações escolares, ameaça da figura do professor, etc..

 
ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA
Informante: _____________________________________ Data____/____/_____
1- Dados Gerais
Nome ______________________________________________________________________
Data de Nascimento ____/______/______ Sexo _________________ posição familiar ____________________
Pai_______________________________ Idade __________ Profissão ___________
Mãe _______________________________ Idade__________ Profissão __________
Irmão__________________________ Idades __________________________________
Endereço ____________________________ Nº ______ Bairro Telefones_________
Escola _________________________ Série ___________ Turno -_______________
Endereço _______________________________________________ Telefones Profissionais Responsáveis _________________________________________________________________________
Faz outros Atendimentos? _______ Quais __________________________________
Com Quem? _______________________________ Telefones? ____________________
Indicado Po______________________________________________________________
QUEIXAS OU MOTIVO DA CONSULTA ( palavra dos pais)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA QUEIXA
Início (data) e circunstâncias ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Acredita devido a que ( motivações) __________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________Desenvolvimento, agravamento e melhora do sintoma ____________________________________________
Como os pais lidam com o sintoma?___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Repercussões Sociais ( família, escola, vizinhança, etc) ___________________________________________________________________________
Idéias do cliente sobre seus problemas e atitudes em relação a eles ( indiferença, resistência, interesse pelo o atendimento, etc? _______________________________________________________________________
ESCOLARIDADE
Quando e como foi a entrada do filho na escola?___________________________________________________
___________________________________________________________________________
Qual o critério utilizado para a escolha da escola? _________________________________________________
Como os pais perceberam a evolução do filho na escola (destacar cada etapa escolar, por ex. alfabetização? Como, nesta evolução, os pais viram a capacidade e os pontos fracos do filho?
___________________________________________________________________________
Qual a contribuição dos pais neste processo?___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Que atividade escolar o filho mais gosta? _____________Como age frente às lições de casa? E os pais?____________________________________________________
Qual a quantidade de lições de casa? ___________Em qual horário e local faz as lições?__________________
Necessita de auxílio?______Que dificuldades o filho apresenta nas disciplinas escolares? Desde quando? Percebe causas? Pais relacionam as dificuldades com algum fato familiar? __________________________________
Qual a opinião do professor? ________________________________________________________________
Reprovação? Por quê? Mudanças de escola? Por quê?______________________________________________
Recebe ajuda extra-escolar? Desde quando?_______________________________________________________
Como se relaciona com os colegas de classe?_______________________________________________________
Algum fato da história escolar do filho faz lembrar a história dos pais? E a dos irmãos?
___________________________________________________________________________
4-CONCEPÇÃO
( Pesquisar a resposta emocional dos pais ao anúncio da gravidez: houve rechaço, houve desejo aberto de abortar, aceitaram com alegria).
A criança foi desejada? ____________________________________________________________________
Ordem nas gestações_______________ Ordem nos nascimentos ____________________________________
Abortos _____________ Naturais ______________ Provocados_____________________________________
Por quê? ____________________________________________________________________________________
Filhos falecidos?______ causas: ______________________________________________________________
A criança é adotada? ____________ Com que idade veio para família? _________________________________
5- GESTAÇÃO
Teve dificuldades para engravidar? ________________
Quando tempo após o casamento veio o primeiro filho? Por quê?______________________________________
COM RELAÇÃO AO CLIENTE
Enjôos, vômitos?______ Quando? _____Quais as sensações psicológicas sentidas durante a gravidez?________________quando sentiu a criança mexer? Como reagiu a esta sensação? _____________________

Fez pré-natal?____ Exames de raio-X ___Transfusão de sangue____ Hemorragias? ______
Doenças? Tomou alguma medicação? Fumou ou bebeu? _____
Observações: ___________________________________________________________________________
6-CONDIÇÕES DO NASCIMENTO
Descrição do parto:___________________________________________________________________________
Maternidade? Natural? Fórceps? ___ Cesariana? ____ Pro quê? ____________________Posição do bebê ( cefálico? Pélvico? Outra? Qual? _______ Nasceu a termo ou Prematuro ? _______Chorou logo?______ Cor ao nascer _________ Precisou de oxigênio? ____ Icterícia ______Outras complicações? __________________________
Quanto tempo após o parto à mãe entrou em contato com a criança? ____________________________________
Sentiu que a criança despertou nos pais: correspondeu às expectativas, desiludiu-os desejara, que fosse de outro sexo?____________ Qual a participação do pai durante e após o nascimento?________________________
Alguém ajudou a cuidar da criança? ______________________________________________________________

1- DESENVOLVIMENTO
Dorme bem? _____ pula quando dorme? ___ levanta pernas e braços? ____d- esbugalha os olhos sem acordar?_____ baba à noite?____ Desde quando?_____________ sua à noite____ desde quando___________
Fala dormindo? _____ desde quando _______________ grita durante o sono? ____desde quando? __________
Range os dentes? ________ desde quando? __________ é sonâmbulo?_______ desde quando _____________
Tem pesadelos? ________ desde quando?_________________ Encoprese______________________ ________
Lembra do que aconteceu no dia seguinte? _______________________________________________________
Dorme em quarto separado dos pais? ___________ desde quando? ___________________________________
Como separaram? ___________________________________________________________________________
Dorme com alguém no quarto? _____ acorda e vai para cama dos pais? _____Atitude dos pais?_____________
___________________________________________________________________________
2- ALIMENTAÇÃO
Descreva a situação de amamentação ( quantas horas depois do parto, intervalo entre as mamadas, interesse em amamentar, receptividade do filho, sucção, digestão, sensações da mãe, comportamento do filho no colo da mãe, ambiente de amamentação, etc)
___________________________________________________________________________
Com que idade passou a receber alimentação salgada?___________________________________________
Atitude da mãe e do filho no desmame? ______________________________________________________
Come normalmente? Do que gosta? ____________Recebe ajuda? _____ de quem?___________
Desejo dos pais frente à alimentação? ________________________________________________________
3- DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Que idade sorriu ? ______ Fixou a cabeça? ______ sentou? _______ engatinhou? ______ andou? _________
Usou andador? ________ tinha tendência a cair? ________ ia de encontro a móveis e objetos? ____________
Tinha dificuldades de movimentos? _______ balbuciou ( emitiu sons) _______ com que idade falou as primeiras palavras? ___________ quais foram? _________________________ trocou sons? ______________ quais _______________________________ até qual idade? _________ Gaguejou ou gagueja? ___________________
Dentição? _______________________
Dominância ( ) destra, ( ) esquerdo. Atitude dos pais?_______________________________________________
E que idade se iniciou controle de fezes e urina? ___________________________________________________
Quando adquiriu o controle noturno ________comportamento e sentimentos?____________
Atitude dos pais? __________ Dificuldade de prestar atenção? ______________________________
4- MANIPULAÇÕES
Uso chupeta ou dedo?______ até quando?______ roeu ou roe unhas?_______ até quando? ________________
Apresento ou apresenta algum tique nervoso? ______ qual? __________________________________________
Atitude dos pais frente a esse hábito? ________________________________________________________
Tem medo de pessoas, animais, barulhos estranhos, altura, escuro, etc? ____________________________
Mentira furtos ou fugas de casa? ________________________________________________________________
Atitude dos pais? _________________________________________________________________________
5- SEXUALIDADE
Curiosidades sexual: Perguntas sobre as questões sexuais, sobre nascimento de crianças, comparações com sexo oposto com que idade se manifestam? ___________________________________________________________________________
Masturbação: realiza abertamente ou não? _______ desde quando? _______ freqüência? _________________
Atitude dos pais? _______________________________________________________________________
Alguma experiência sexual precoce? _____foi dada alguma informação sexual Por quem?________________
obs:_______________________________________________________________________
6- SOCIABILIDADE
Traz crianças para brincar em casa? Quem? ________________ sai com outras criança? Quem?______________
Brinca ou dorme na casa de outras pessoas? _______________ como reage? ____________________________
Desce do prédio ou sai na rua para brincar? _________ tem companheiros? _______ de que idade? __________
Domina ou é dominado?____________ adapta-se facilmente ao meio? _________ tipo de brincadeira que prefere? ___________________________ e a que rejeita? ___________________________________________
Trabalha ou trabalhou? _______ com que idade e por quê? __________________________________________
7- REAÇÕES EMOCIONAIS
Como você descreve o temperamento da criança?__________________________________________________
Chora facilmente? _____ tem medos? _____ de que _____ como costuma reagir?_________________________
Qual atitude dos pais? ________________________________________________________________________
Tem ciúmes de quem _________ atitude dos pais ___________________________________________________
Como reage as ordens e proibições __________________e a dor e frustrações? __________________________
Que soluções utiliza: aproxima-se das pessoas, isola-se, espera que a procure_____________________________
Há auto – agressão?___________________________________________________________________________
8- DOENÇAS
Qual doença já teve?( doenças da infância, alergias problemas cardíacos, respiratórios, etc) com que idade?
___________________________________________________________________________
Tem febre constante _______ quantos graus ______ convulsões_______ com febre ou se febre _____________
Ficou roxo alguma vez _____ tonturas ______ cirurgias ______ quais __________________idade____________
Quedas? Qual reação? _________ ______________ hospitalização? Motivo______________ tempo _________
Usa algum medicamento____________________________
Apresenta alguma dificuldade auditiva ou visual ___________________________________________________
9- ANTECEDENTES FAMILIARES
Doenças familiares: quem tem ou teve ___________________________________________________________
Doença mental? Quem? Internações?_____________________________________________________________
Neurológico _________ faz uso de álcool ,drogas quem? _____________________________________________
AMBIENTE FAMILIAR
Pais vivem juntos separados a quanto tempo? ___________________ ouve acordo com quem ficaria com a criança, que acordo_____________________________________________________________________
Qual idade a criança tinha _____ que explicações lhe deram __________________________________________
Como reagiu ___________________________ brigam na frente da criança?______________________________
EM CASO DE OUTRO CASAMENTO
Como a criança reagiu se dá bem com o padrasto ou madrasta______ novos irmãos? Quantos? Idade?________
Descreva a relação entre irmãos _________________________________________________________________
A criança demonstra preferência por algum dos seus irmão__________________ dificuldade com outro ______ julga-se mais ou menos querido pelos pais ______ como se relaciona com os pais ________________________
RELAÇÕA DO COTIDIANO
Um dia comum da pessoa pesquisada_____________________________________________________________
Um final de semana_____________________________________________________________________
O dia do seu aniversário _______________________________________________________________________
Acontecimentos significativo ___________________________________________________________________


Data ___ /___/_____

______________________________
Psicopedagoga




1. O que é a psicopedagogia?

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

2. Quem são os psicopedagogos?


São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.

3. Onde atuam?

O psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).

4. Como se dá o trabalho na clínica?

O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como,provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da freqüência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Neste momento não é recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá contaminar o diagnóstico interferindo no olhar do psicopedagogo sobre o sujeito. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

5. O diagnostico é composto de quantas sessões?

Entre 8 a 10 sessões, sendo duas sessões por semana, com duração de 50 minutos cada.

6. E depois do diagnóstico?

O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

7. E o tratamento psicopedagógico?

O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá ser feito com outro psicopedagogo.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros.
Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
O profissional poderá ir até a escola para conversar com o(a) professor(a), afinal é ela que tem um contato diário com o aluno e poderá dar muitas informações que possam ajudar no tratamento.
O psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para conversar, trocar idéias, pedir opiniões, ou seja, fazer uma supervisão psicopedagógica.

8. Como se dá o trabalho na Instituição?

O psicopedagogo na instituição escolar poderá:

- ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas;
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.

9. O que é fundamental na atuação psicopedagógica?

A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa, “perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.
O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc.
E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.